Aula de 19/03/1992 – Platão e Aristóteles: ousia, substantia, essentia

(…) Esse procedimento analógico de Aristóteles revela que o homem em momento nenhum conhecerá Deus passo a passo. Ele só pode conhecer Deus pela analogia. Os teólogos da Idade Média, para resolver isso, têm que construir um novo sistema de razão, de uma razão que não seja mais uma razão abstrativa, mas uma razão intuitiva, que apreenda Deus diretamente. O que acontece? Surge um tipo de razão novo, que é a razão intuitiva. Na Idade Média, só tínhamos a razão abstrativa. Mas na verdade, os filósofos que estão fazendo isto estão abandonando Aristóteles e voltando para Platão. Porque em Platão existia uma razão intuitiva. A razão intuitiva é a razão que contempla as essências, que apreende as essências diretamente. O que está acontecendo na Idade Média, subitamente, é o retorno de um platonismo recalcado. Esse platonismo começa a retornar para gerar um tipo de razão que já não funciona mais pelo mecanismo da abstração, e sim pelo da intuição, apreendendo diretamente aquilo que em Aristóteles só pode ser apreendido pelo processo abstrativo. Podemos ver com nitidez o confronto entre duas razões. (…) Os medievais vão dizer que a razão grega não pode dar conta de Deus porque o homem é dividido em: antes do pecado, no pecado e depois do pecado. Antes do pecado, Adão. No pecado, os pagãos. Depois do pecado, os cristãos, que receberam a graça. Então a razão grega, que é a razão abstrativa, é uma razão pecadora. Os cristãos podem conhecer um novo tipo de razão, que é a razão intuitiva. Por isso eles vão admitir que é possível conhecer o indivíduo diretamente… Esta é uma narrativa brilhantíssima que o Étienne Gilson faz do Duns Scot.

Parte 1:

 

Parte 2:

 

Parte 3:

 

Parte 4:

 

Parte 5:

 

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