Aula de 15/05/1990 – O universo kantiano é um obstáculo à metafísica tradicional

Temas abordados nesta aula são aprofundados no capítulo 19 (Leibniz II) do livro “Gilles Deleuze: A Grande Aventura do Pensamento”, de Claudio Ulpiano.

Para pedir o livro, clique aqui.

 

Eu vou bem devagar, porque é uma aula muito mais didática que outra coisa qualquer, viu?

Inclusive eu vou ver se eu consigo fazer uma interveniência com um texto que eu escrevi. Se não der com o texto, não faz mal. Mas eu vou ver se consigo, no meio da aula, colocar esse texto, que é um texto sobre Kierkegaard, né?! Mas a aula não visa o Kierkegaard, inicialmente.

Então é uma aula muito didática, tá? Muito didática.

Duas questões: de um lado Platão e de outro lado Kant.

O kant estabelece que só há conhecimento humano, que o homem só tem conhecimento, daquilo que ele experimenta. Então conhecimento para Kant pressupõe a experimentação. O que ele chama de experimentação é a prática da sensibilidade e a prática da intuição. Então o sujeito humano teria uma prática experimental e essa prática experimental é feita pela sensibilidade e por aquilo que o Kant chama de intuição e o entendimento pegaria essa matéria da intuição e constituiria o conhecimento humano. Então todo o conhecimento humano seria à partir do campo experimental. Seria a partir da intuição. E o conhecimento se daria nisso que a intuição e a sensibilidade apreendeu.

Com essa posição kantiana, e é isso que eu quero que vocês entendam, há uma nítida oposição com a prática platônica. Porque para Platão, a razão pode entrar em contato com determinadas e tais ideias diretamente, sem a intervenção ou a mediação da experiência. O Kant colocando dessa maneira significa que não pode haver para o Kant metafísica tradicional. Porque a metafísica tradicional é a relação da razão com as ideias. Como pro Kant é necessário haver primeiro a prática experimental, todo conhecimento para Kant deriva da experiência, se origina na experiência. O entendimento vai ultrapassar isso. Mas tudo vem da experiência. E isso é uma crítica que ele está fazendo na velha metafísica. A velha metafísica, que é a metafísica platônica.

Eu vou retomar isso até vocês entenderem, até vocês entenderem isso perfeitamente.

A metafísica clássica, que é a metafísica platônica, é o contato direto  -pela prática da contemplação, que a razão faz com as ideias. Então a razão para Platão, ela pode conhecer as ideias diretamente e, conhecendo as ideias diretamente, a razão está fazendo – o conhecimento humano está fazendo-  uma metafísica. No Kant isso não é possível. Não é possível porque em Kant todo o nosso conhecimento parte, tem como pressuposto, a experiência. Então, partindo da experiência, o que o conhecimento faz é conhecer o campo experimental. E no Platão não, a razão vai conhecer as ideias diretamente.

Então nós podemos dizer que Platão faz uma metafísica e o Kant impede a metafísica. Ele obstaculiza a metafísica. Vocês entenderam bem? Ele faz um obstáculo à metafísica, porque a razão -o conhecimento- para Kant não é capaz de conhecer nada em si mesmo. O conhecimento para Kant só conhece o fenômeno: aquilo que é a partir do campo experimental.

Continua…

Na Parte 1 da aula, dos 19:20 minutos até o final, a voz de Claudio está alterada, reproduzida numa velocidade maior.

 

Na Parte 2, a gravação volta ao normal.

 

Anúncios

6 comentários em “Aula de 15/05/1990 – O universo kantiano é um obstáculo à metafísica tradicional”

  1. caros,

    por favor, desconsiderem meu comentário anterior… já aprendi a mexer nesse troço aí e já consegui fazer o download do arquivo corretamente.
    e parabéns pela iniciativa do centro…

    abraço

    Curtir

  2. Parabéns a todos que estão no trabalho de reprodução das aulas, esta foi a 1ª aula que assisti e estou admirado e contente pela clareza e domínio do pensamento filosófico do prof. cláudio.

    Curtir

  3. Olá Silvia,

    Aparentemente não há problemas com a segunda parte desta aula. A gravação tem ruídos e começa com um pequeno intervalo sem fala, mas funciona normalmente. Será um problema de conexão?

    Editoria.

    Curtir

    1. Olá, Rosângela
      Para salvar as aulas no seu PC, faça o download delas. Espere primeiro a aula carregar toda, depois clique com o mouse direito no título da aula (por ex. O universo kantiano: Parte 1); vai aparecer “salvar link como”; você clica aí, e depois é só salvar numa pasta da sua escolha, no seu computador. Vai aparecer uma pasta automaticamente, mas você pode escolher uma outra que já tiver.
      Tente; se não conseguir, escreva-nos. Um abraço, Os Editores

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s